Ler não é algo simples, não é inato. Um leitor não se forma de um dia para o outro.
O processo da aquisição da leitura não é global, você quer saber como acontece? Stanislas Dehaene, um neurocientista, nos mostra como o cérebro reconhece a palavra, veja:
- Analisa cadeia de letras. Não adianta para a criança aprender a ler pela visualização global da palavra. Quando “batemos o olho” numa palavra, nosso olhar percorre a palavra pedacinho por pedacinho e não a palavra inteira. Esse movimento é chamado de sacádico.
- A partir daí o cérebro faz as combinações.
- Depois associa sons.
- Por último, associa o sentido.
Esses processos cognitivos envolvidos na leitura ativam várias áreas do cérebro ao mesmo tempo. Fantástico né? E nós, professores, precisamos saber como o cérebro aprende para proporcionar aos nossos alunos boas situações de aprendizagem em sala de aula.
Leia:
“O processamento da leitura é traduzido como um modelo de duplo processo que utiliza duas estratégias: a fonológica (rota fonológica), desenvolvida no estágio alfabético; e a lexical (rota lexical), desenvolvida no estágio ortográfico (SHARE, 1995).”
O que isso quer dizer?
Que a leitura pela rota fonológica faz com que a criança leia silabando:
TE LE FO NE. Ela decodifica cada relação fonema e grafema já estabelecida.
E são as nossas experiências repetidas com a leitura que fazem com que as palavras familiares sejam armazenadas no nosso “dicionário léxico mental”. Quando o nosso cérebro reconhece uma palavra AUTOMATICAMENTE, quando você bate o olho na palavra e lê, nós operamos com a rota lexical.
E nós adultos operamos com a rota lexical sempre, certo? Errado. De modo resumido: a rota fonológica é utilizada quando as palavras são desconhecidas e a lexical com palavras conhecidas.
Vamos fazer um teste? Leia os ingredientes desse ketchup aqui em 5 segundos.
Foi fácil, certo? E você leu bem rápido!
Agora eu vou te mostrar o rótulo de outro produto e você vai ler em 5 segundos. Leia em voz alta.
Teve alguma palavra que você não tenha reconhecido automaticamente?
Você conseguiu ler a palavra propilenoglicol só de “bater o olho”? Se sim, essa palavra já está no seu léxico mental. Mas se você não leu essa palavra tão rápido quanto leria a palavra SAPO, você operou com a rota fonológica. Sendo assim, você acaba de operar com duas rotas de leitura.
É importante que na fase da alfabetização as duas rotas sejam exploradas. E como se faz isso? Com leitura de textos de memória, poemas e fábulas em voz alta; estratégias diversas de leitura com uso de flashcards de bancos de palavras contextualizados; leitura e análise constante de palavras com uso de letras móveis.
A pobreza de situações didáticas na rotina do professor alfabetizador pode acarretar em dificuldades na leitura e na escrita lá adiante em uma dessas rotas. Por isso é preciso que você domine esse conhecimento e a importância dele.
Para te ajudar nesse processo de aquisição de leitura com a sua turma, vou deixar disponível aqui embaixo um arquivo com uma coletânea de textos que você pode utilizar num caderno de leitura.